Situa-se a cerca de 10 km NNW da sede do concelho de Vieira do Minho, ocupando uma área geográfica de 463 hectares. Esta freguesia do vale do Cávado, é limitada em toda a frente norte pela albufeira de Caniçada, desde a linha de água que passa próximo da igreja paroquial até ao lugar de Faldrém; a partir daqui, progride ao longo da encosta, tendo a nascente a freguesia de Louredo e a poente a freguesia da Ventosa, afunilando-se o seu limite sul no topo do Monte da Srª da Fé numa linha próximo do Penedo Covo até à zona das antenas, confrontando com uma pequena área das freguesias de Eira Vedra e Cantelães. Sendo uma freguesia relativamente pequena em termos de área, dispõe de locais de grande beleza natural dada a proximidade da Serra do Gerês e da Barragem de Caniçada.
- Barragem de Caniçada: Descendo a EN-103 (Braga-Chaves), encontramos a Albufeira de Caniçada construída em 1955. Estendendo-se por 15 km ao longo do rio Cávado e abrangendo ainda os rios Gerês e Caldo, a barragem da Caniçada, que deu origem à albufeira com o mesmo nome, tem como finalidade principal a produção de energia eléctrica. Aqui, a riqueza paisagística do encontro entre a água e a montanha, o verde e o azul, a luz e a sombra constituem os ingredientes necessários para um merecido descanso em atmosfera paradisíaca. Aqui, os visitantes podem ainda desfrutar de uma paisagem excepcional e descobrir um mundo mágico repleto de lendas e memórias durante uma viagem a bordo de o barco turístico “O Brancelhe”.
- VIEIRA DO MINHO
Vila e sede de concelho com 21 freguesias, Vieira do Minho ergue-se a sul do Gerês, abrangendo uma parte da área do Parque Nacional Homónimo. A norte e a leste é limitado pela Serra da Cabreira. É um paraíso natural onde, tanto se encontram o sobreiro, o medronheiro, o carvalho e o vidoeiro, como, graças a uma longa tradição de gestão florestal, o pinheiro bravo, o castanheiro e o carvalho americano. Também a fauna é abundante devido à abundância de água.